Categorias

logo
Proteção e Cuidados durante a Exposição Solar
10 Mar

Proteção e Cuidados durante a Exposição Solar

            exposição solar faz bem para o nosso corpo e mente, auxiliando na produção de Vitamina D e reduzindo as chances de desenvolver doenças como depressão, por conta da alta produção de endorfina no nosso corpo, um dos hormônios responsáveis pela sensação de prazer. Mas, por mais que tais benefícios sejam conhecidos, os cuidados não devem ser evitados, pois tal prática sem os devidos cuidados pode acarretar malefícios a saúde.

            O sol emite raios ultravioletas – UVA, UVB e UVC. Tais raios são invisíveis a olho nu, não sendo possível que enxerguemos quando estamos expostos, somente senti-los. Os raios UVA são os que possuem maior incidência na superfície terrestre, pois independente do clima, então presentes desde o nascer até o pôr do sol, sendo os mais prejudiciais a saúde humana. Os raios UVB são os responsáveis pelas queimaduras e vermelhidão no corpo após a exposição ao sol, sendo mais fortes em estações mais quentes do ano e aparecem entre as 10 h e as 16 h. Já os raios UVC não chegam até nós, pois é filtrada pela atmosfera terrestre.

            Além disso, os raios do tipo A, por serem mais nocivos a pele, penetram mais profundamente a ela, causando câncer de pele.  Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima-se que: “para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 176.930 novos casos de câncer de pele basocelular e espinocelular (83.770 em homens e 93.160 em mulheres). Esses valores correspondem a um risco estimado de 80,12 para cada 100 mil homens e 86,65 para cada 100 mil mulheres”.

            Com isso em mente, é prudente que medidas de conscientização e proteção sejam adotadas desde a infância. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda algumas medidas de proteção:

·       Uso de chapéus, camisetas e protetores solares;

·       Evitar exposição solar entre as 10 h e 16 h. Se não for possível, tentar se manter na sombra;

·       Uso de filtro solar diário, com aplicação de 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplicação a cada 3 horas;

·       Uso de filtro solar com proteção contra radiação UVA e UVB, com fator de proteção solar mínimo de 30 FPS;

·       Se estiver em praias ou piscinas, dê preferência ao uso de barracas que sejam feitas de algodão ou lona (pois absorvem cerca de 50 % da radiação ultravioleta);

·       Em caso de mergulho na água ou suor excessivo, recomenda-se a reaplicação de filtro solar em um período de 2 horas;

·       Mantenha-se hidratado, preferindo bebidas sem álcool.

Além disso, para atividades ao ar livre, como exercícios físicos e pesca, recomenda-se o uso de roupas que possuam em sua composição tecidos com proteção solar. A principal diferença entre esses tecidos para os comuns se dá na fibra utilizada durante a fabricação. Por exemplo, uma camisa de algodão comum oferece uma proteção máxima de fator 7 quando seca. Se molhada, essa proteção cai para 3.

Já para roupas fabricadas com fibras especiais para proteção UV, a proteção possui fator até 50 – fator de proteção superior à de tecidos comuns, sendo uma alternativa com maior segurança para atividades ao ar livre, mesmo em dias nublados (em que os raios UV se fazem presentes também).

A fabricação deste tecido com proteção solar utiliza fibras feitas a partir de fios de dióxido de titânio. As roupas fabricadas com algodão recebem um banho químico, contendo um aditivo de foto proteção que garante a eficácia contra os raios ultravioleta. O revestimento químico e as fibras de dióxido de titânio refletem os raios solares em vez de permitirem que eles cheguem à pele.

É importante lembrar que a proteção UV desse tipo de vestimenta não está atrelada ao número de lavagens e sim ao fio do tecido, tendo uma durabilidade vitalícia. Usar roupas com o tecido adequado pode bloquear o efeito do sol em até 90 %, já que possuem propriedades fotoprotetoras nas fibras do tecido.

Pensando nisso, a Mobay Brasil possui uma linha específica de camisas de proteção UV, extremamente leves e com toque macio, sendo indicadas para atividades ao ar livre, e por possuírem malha fria, ajudam a manter a temperatura corporal. Possuem tecnologia de secagem ultrarrápida, garantindo mais conforto e segurança para você. E lembre-se: o uso de roupas com proteção UV não anula o uso de filtro solar, principalmente em áreas que não são cobertas com esse tipo de tecido.