Categorias

logo
Guia Completo do Wakeboard
31 Mar

O Guia Completo do Wakeboard

            O Wakeboard é um esporte aquático praticado sobre uma prancha, sendo esta diferente da prancha de surfe, sendo menor e mais leve. Possui duas botas acopladas que servem para que o esquiador (nome dado ao praticante) fique preso a prancha. Para que esse esporte possa ser praticado, é necessário levar em consideração alguns pontos, principalmente a escolha da sua prancha. É nisso que a Mobay Brasil quer te ajudar hoje, então se liga nas dicas a seguir:

·       Tipo da Prancha

Praticantes de barco usam as denominadas Boat Boards, que são pranchas mais duras, indicadas para aguentar o impacto dos pulos de uma marola à outra e possuem canaletas e quilhas adicionando aderência a água e velocidade. A construção deste equipamento é em um núcleo de poliuretano e um reforço ao redor da placa para criar rigidez ao produto.

Praticantes de cable usam pranchas denominadas Cable Boards, sendo essas mais flexíveis e sem quilhas, facilitando o deslizamento em obstáculos e acrescentando estilo nas manobras. São equipamentos reforçados de uma forma diferente, com a maioria possuindo em sua construção um núcleo de madeira, para permitir uma flexibilidade mais natural a prancha.

Ainda, há um terceiro modelo de prancha para Wakeboard, a Hybrid. Esse modelo de prancha é uma mescla entre as duas pranchas, sendo menos flexíveis e com quilhas removíveis.

·       Tamanho da Prancha

Os principais pontos que influenciam no tamanho da prancha são a altura e o peso. Pranchas menores são ágeis e mais leves, tornando a movimentação mais fácil, enquanto pranchas maiores facilitam o pouso, pois o impacto é recebido por uma área maior de prancha. A tabela abaixo sugere alguns tamanhos de pranchas, do tipo Boat e Cable.

PESO DO RIDER (kg)

TAMANHO DE PRANCHA - BARCO (cm)

TAMANHO DE PRANCHA - CABLE (cm)

< 40

120 - 130

125 - 135

40 - 50

130 - 135

135 - 140

50 - 60

135 - 140

140 - 145

60 - 70

140 - 145

145 – 150 +

70 - 95

145 - 150

145 – 150 +

> 95

150 +

150 +

            Levando em consideração as dimensões listadas na tabela, aliada à sua escolha entre o tipo de prancha, a escolha do equipamento se torna mais intuitiva. As pranchas de Wakeboard caracterizam-se principalmente por serem proporcionais ao peso do esportista, quanto mais pesado o praticante, mais comprida é a prancha.

·       Botas

É extremamente importante utilizar uma bota que se ajuste aos seus pés e que sejam confortáveis. Por ser parafusada na prancha, servir bem nos pés garante mais segurança aos pés e tornozelos. As botas devem estar centralizadas na prancha e alinhadas com seus ombros, com uma angulação confortável e garantindo que não force seus joelhos.

·       Segurança

Colete salva-vidas é essencial na prática de atividades aquáticas, e não seria diferente com o Wakeboard. O colete deve servir confortavelmente, garantindo liberdade de movimentação. Caso tenha dúvidas de como escolher seu colete salva-vidas, visite nosso artigo de blog A Importância Do Uso De Colete Salva-Vidas.

Tendo em mente essas dicas para a escolha de sua prancha, aliadas as orientações de segurança, deixamos um passo-a-passo de prática de Wakeboard para você.

1.     Vista seu colete salva-vidas e tenha um "spotter" na lancha – para qualquer esporte aquático, é importante ter um spotter para alertar constantemente a sua posição pessoa que está dirigindo;

2.     Descubra se o pé que ficará à frente é o esquerdo ou o direito;

3.     Use uma corda mais curta – recomenda-se uma corda mas curta para iniciantes, para facilitar a saída da água;

4.     Use a postura de iniciantes em Wakeboard – esta posição fará com que a prancha seja mais fácil de ser controlada e navegada. A mais fácil postura para os iniciantes é colocar o pé traseiro bem para o fim da prancha e alinhá-lo a zero graus, para que o peso do atleta possa realizar pressão diretamente em cima da parte traseira. O pé frontal deve estar num ângulo entre 15 ° e 27°, apontado levemente para a frente da prancha;

5.     Segure a corda em ambas as mãos com firmeza e espere que o motorista tenha dirigido longe o suficiente para eliminar a frouxidão da corda, ou que a pessoa controlando a máquina da corda esteja pronta;

6.     Posicione a parte inferior do seu corpo como se estivesse sentando numa cadeira;

7.     Sinalize para o motorista ou para a pessoa controlando a máquina que você está pronto para ser puxado;

8.     Segure a corda e mantenha a borda da prancha acima d'água, enquanto a lancha acelera;

9.     Deixe com que a lancha ou a máquina lhe puxe para cima, e quando seu corpo estiver totalmente fora d'água, comece a deixar as pernas retas;

10.  Lentamente, guie a prancha de modo que ela aponte para a traseira da lancha ou para o fim da corda;

11.  Incline-se um pouco com o pé traseiro para evitar que a borda frontal da prancha entre na água.

A dica mais importante para a prática do Wakeboard é ter calma, manter-se relaxado e lembrar-se sempre que a prática com o tempo tornará tudo mais fácil. A Mobay Brasil conta com uma linha de produtos específica para a prática de Wakeboard, com os melhores produtos do mercado e os melhores preços.