Categorias

logo
Dicas para uma boa pescaria
20 May

Dicas para uma boa pescaria

A pesca é uma atividade relaxante e proporciona uma mudança de rotina para quem a prática, mas demanda certo preparo por parte de seus adeptos. Seja para uma pesca no rio, lago ou mar, é preciso levar alguns pontos em consideração antes de começar a pesca. É nisso que a Mobay Brasil quer te ajudar hoje, listando algumas dicas para te auxiliar com uma boa pescaria.

·       Escolha do Local

Para que se consiga pescar peixes maiores, é importante levar em consideração o local de pesca. Se notar a presença de aves aquáticas (cegonhas, garças, patos, cisnes, gansos ou aves similares), pode ter certeza de que há peixes lá. Em caso de não encontrar essas aves, outros locais podem facilmente ter peixes grandes, como: ilhas ou pedras; árvores submersas ou troncos; cachoeiras ou corredeiras; etc. 

·       Silêncio

Faça silêncio, acima de tudo! 

Essa talvez seja a dica mais importante para uma boa pesca. Grande parte dos peixes, principalmente os de água doce, são repelidos pelo excesso de barulho. Isso porque a água é uma grande difusora de sons e qualquer barulho próximo a superfície pode formar ondas, deixando os peixes desconfiados e os afastando do local.

Além disso, os animais aquáticos possuem uma estrutura chamada linha lateral que capta as vibrações da água. Trata-se de um órgão muito sensível, e ao sentir uma leve trepidação pode acabar por assustá-los.

Quando for se comunicar, procure falar o mais baixo possível e evitar barulhos muito altos, para não acabar prejudicando seu momento de pesca.

É importante também levar em consideração o horário da pesca. Em geral, a melhor hora para se pescar peixes maiores é de manhã ou no final da tarde.

·       Prática da pesca esportiva

pesca esportiva consiste na captura do peixe e logo em seguida, sua devolução a seu habitat natural. Esse tipo de pesca é válido caso você não tenha muita prática e esteja iniciando nesta atividade e para a manutenção do meio ambiente, pois devolvendo-o a água mantém o peixe vivo e procriando.

Para uma prática de pesca esportiva limpa, tenha cuidado ao manusear o peixe, mantendo-o por pouco tempo fora da água e utilizando anzóis sem farpas, de acordo com o tamanho do peixe.

·       Equipamento

Para cada tipo de peixe e local há um equipamento ideal para a captura. Ao utilizar itens impróprios, você pode acabar danificando a vara, rompendo a linha, perdendo o anzol e até machucando os animais. Você precisa saber quando precisará de um equipamento leve, iscas mais coloridas, linhas mais grossas, um caiaque, um barco ou mesmo os anzóis mais eficientes.

·       Treine e se informe

A internet é uma fonte rica de informações, use-a a seu favor. Pesquise dicas sobre iscas, técnicas de arremesso e trabalho do anzol e formas de se dar uma boa fisgada, usando o estudo a seu favor antes da prática. Peça dicas a pescadores mais experientes e treine. O objetivo é que você aprenda e se divirta nesta prática.

Outra dica valiosa é se vestir adequadamente para a pesca, para evitar queimaduras, insolação e hipotermia. Priorize sempre sua segurança e saúde!

 Gostou do nosso post? Você conhece alguma dica importante e eficiente de pesca e gostaria de compartilhar conosco? Então deixe sua opinião nos comentários.

Acompanhe a Mobay Brasil nas redes sociais e conte conosco na aquisição dos melhores produtos do mercado.